Exames Laboratoriais
Têm por objetivo auxiliar os médicos de diversas especialidades no diagnóstico e acompanhamento clínico de estados de saúde e doença, por meio da análise de sangue, urina, fezes e outros fluidos orgânicos (como líquor, líquido sinovial, líquido ascítico, fluido seminal etc.).
A maioria dos exames pode ser coletada a qualquer hora; contudo, alguns, como o ferro e o cortisol, apresentam um ritmo circadiano, ou seja, valores diferentes pela manhã e à tarde.
Não é recomendado fumar nem consumir bebidas alcoólicas antes dos exames.
Mamografia
A mamografia é o recurso tecnológico mais utilizado para detecção das diversas lesões das glândulas mamárias, tendo comprovada eficiência no reconhecimento precoce do câncer.
A técnica utiliza os raios x para obtenção das imagens e é realizada em equipamento de uso específico chamado mamógrafo. As radiografias são rotineiramente obtidas em duas projeções e a compressão das mamas por meio de um sistema especial é necessária para melhor caracterização do tecido mamário e para identificação de lesões sutis.
Raios X
O método radiológico convencional é o mais utilizado em razão da disponibilidade, baixo custo e boa capacidade diagnóstica, sobretudo nos segmentos torácico e osteoarticular.
As radiografias são realizadas em várias incidências para uma análise tridimensional do corpo e para evitar que as superposições dos elementos anatômicos comprometam o reconhecimento de enfermidades. Atualmente a aplicação do recurso digital permite a obtenção de imagens com melhor qualidade e o uso de menor dose de radiação.
Ressonância Magnética
O exame de ressonância magnética é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas de radiofrequência e permite aquisição de imagens com alta definição dos órgãos e sistemas do corpo humano.
Durante a realização do procedimento, o indivíduo é submetido à ação de campo magnético de forte intensidade. Por essa razão, algumas precauções devem ser tomadas. Por exemplo, solicita-se que o paciente não use joias e roupas com botões metálicos ou zíper, porque esses objetos comprometem a qualidade de imagem.
Tomografia Computadorizada
A tomografia computadorizada é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais confiáveis e seguros disponíveis atualmente, de rápida execução e indolor.
O método utiliza os raios x como fonte de obtenção de imagens. Um sistema executa movimento espiral contínuo em torno do segmento do corpo examinado e as informações obtidas são processadas num sofisticado computador que constrói imagens seccionais em múltiplos planos anatômicos, com espessura muito delgada. Dessa forma, o reconhecimento das lesões é eficiente e muito preciso.
Ultrassonografia
Essa técnica de apoio diagnóstico usa ondas sonoras para produzir imagens do corpo humano com excelente resolução de contraste, possibilitando análise de vísceras sólidas, órgãos e tecidos superficiais, bem como estudo de vasos sanguíneos.
Pelo fato de não haver restrição ao uso desse método, sua aplicação é habitual como recurso tecnológico para rastreamento das afecções do segmento abdominal, do trato urogenital, do sistema musculoesquelético, das mamas, da tireoide e do aparelho cardiovascular, além de ser amplamente utilizada em acompanhamento obstétrico.